05 JUN 19H00
IGREJA DO COLÉGIO DOS JESUITAS, PORTIMÃO
“Missa in angustiis”
Música vocal, contemporânea de Josquin des Prez
EQUALITER (CH)
Sinopse
“A tradição musical da Igreja constitui um património de valor inestimável, que se sobressai entre outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado combinado com a palavra, é a parte necessária e integrante da liturgia solene.”
- Concílio Vaticano II -
É a combinação entre a música e a palavra que dá origem às possibilidades expressivas do compositor que, inspirado nas suas emoções e guiado pelo período histórico em que se encontra, produz obras altamente refinadas que, não só representam a arte da mente que as criou como também pretendem chegar intimamente ao ouvinte que, reconhecendo as orações sagradas nas quais assenta a sua fé, se deixa levar pelo fluxo da música numa experiência de escuta extática e contemplativa. Numa época como a actual, marcada por tribulações planetárias, deixamo-nos inspirar pelas obras de vários autores da Idade Média e do Renascimento para produzir uma “Missa in angustiis”, para citar o título de uma composição de Haydn. O nosso interesse principal é Josquin Desprez, um dos maiores representantes da escola franco-flamenga, cujos 500 anos comemoramos este ano. A sua obra está aberta a todas as formas e técnicas composicionais conhecidas na época, surgindo assim tanto como uma síntese da cultura musical que o precedeu, representada esta noite por compositores como Oswald von Wolkenstein, Gilles Binchois e Philippe de Vitry, como também como uma antecipação dos caminhos evolutivos da polifonia europeia. Queríamos colocar a sua música em diálogo com a de Franchino Gaffurio, maestro di Cappella da catedral de Milão entre os anos 1484 e 1522, onde Josquin actuou, e com a de Heinrich Isaac, seu concorrente directo no processo de recrutamento para posição na corte Ferrara, em 1502.
Uma famosa carta nos arquivos da família d'Este compara os dois compositores, descrevendo Isaac como 'mais talentoso por natureza do que Josquin’. Se é verdade que Josquin é um compositor mais hábil, deve dizer-se que Josquin só compõe quando tem vontade, enquanto Isaac escreve quando lhe é pedido.” Chamado de Michelangelo da música, ele poderia bem ser o tema da pintura ‘Retrato de um Músico’ de Leonardo da Vinci, reconhecida como provavelmente retratando Franchino Gaffurio.
Martinho Lutero, em reconhecimento ao seu génio, disse: “Os outros mestres tiveram que se submeter à vontade das notas, mas Josquin é o mestre das notas, que tinham que fazer como ele desejava."
Programa
“Missa in Angustiis”
Oswald von Wolkenstein (1377-1445)
Der himel Fürst
Heinrich Isaac (1450-1519)
Circumdederunt me (Introitus)
Franchino Gaffurio (1415-1522)
Kyrie
Gloria
Heinrich Isaac
De profundis (Graduale)
Philippe de Vitry (1291-1361)
Aman novi
Heu fortuna subdola
Heu me, tristi est anima mea
Josquin Des Prez (ca. 1450-1521)
Salve Regina (Offertorium)
Gilles Binchois (ca. 1400-1460)
Sanctus
Josquin Des Prez
Tu lumen tu splendor (Elevatio)
Gilles Binchois
Agnus Dei
Josquin Des Prez
In principio erat verbum (Communio)
Memor esto verbi tui (Ite Missa est)
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EQUALITER
MIRIAM TREVISAN, soprano
AMY FARNELL, alto
ANDERS VEITEBERG, tenor
VALERIO ZANOLLI, baixo